Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre foi criado pelo Governo Federal em 1995 com o intuito de gerar competitividade à indústria nacional, já que com ele as empresas elegíveis passaram a ter a opção de escolher o seu fornecedor de energia e negociar as condições da energia elétrica que consomem, com isso, reduzindo custos de energia elétrica para o consumidor final.

Atualmente o Mercado Livre de Energia representa 25% de toda a carga do SIN – Sistema Interligado Nacional.

Os consumidores que optam pelo Mercado Livre negociam com o fornecedor da sua preferência e seguem recebendo a energia adquirida pela Distribuidora local.

Sem título

O ambiente de contratação livre (ACL) apresenta às empresas uma oportunidade de economia, pois permite que as empresas negociem  tarifas de energia mais em conta que no mercado cativo.

Capturar 1

 

Se você tem gastos mensais de energia a partir de 50 mil reais (somando o gasto de todas as suas unidades) possivelmente é elegível a migrar.

O Mercado Livre de Energia se consolida como uma forma potencial de economia, meio seguro e confiável de adquirir energia elétrica por um valor negociável. Dentro de uma cadeia produtiva, todos os insumos devem ser objeto de negociação, e a energia elétrica também deve assim ser tratada.

A principal vantagem nesse ambiente é a possibilidade de o consumidor escolher, entre os diversos tipos de contratos, aquele que melhor atenda às suas expectativas de custo e benefício.

 

CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

A CCEE é uma instituição pública de direito privado e sem fins lucrativos, regulada pela ANEEL, responsável pelo registro, monitoramento e liquidação de todos os contratos e pela medição de toda energia gerada e consumida no Sistema Interligado Nacional.

Criada em 2004, a CCEE sucedeu a Administradora de Serviços do Mercado Atacadista de Energia Elétrica – Asmae (1999) – e o Mercado Atacadista de Energia Elétrica – MAE (2000).

A XP EM CONJUNTO COM A ON AJUDA OS SEUS CLIENTES A TOMAR A MELHOR DECISÃO, COM SEGURANÇA, OFERECENDO INFORMAÇÃO E PRODUTOS DE FORMA ISENTA, COLOCANDO OS SEUS INTERESSES ACIMA DE QUALQUER COISA.